Sac Comigo:
0800 642 1500

Notícias

Comigo E Grupo Votorantim Recebem Prêmio Goiás Sustentável

Data: 03/06/2019

Solenidade de premiação marcou abertura da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Semad Goiás. Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado pediu agilidade dos servidores da pasta na análise dos licenciamentos ambientais

A abertura da Semana do Meio Ambiente em Goiás, com comemoração do Dia Internacional na próxima quarta-feira (5), foi marcada pela entrega do Prêmio Goiás Sustentável, iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que reconhece as boas práticas de instituições e empresas que contribuem com o desenvolvimento sustentável de Goiás. O presidente em exercício da Fieg, André Rocha, participou da solenidade, no Centro de Convenções de Goiânia, com presença do governador Ronaldo Caiado, da secretária Andréa Vulcanis e de parlamentares federais e estaduais. A agroindústria Comigo e o Grupo Votorantim foram premiados.

Vencedora na categoria 'Atividade Rural', a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) é responsável pelo Programa de Recuperação de Nascentes em Rio Verde. O programa investe na preservação ambiental, com cerca de 200 agricultores cadastrados e atendimento a 49 propriedades, sendo responsável pela recuperação de 60 nascentes em cerca de 30 municípios da região. A indústria foi representada na premiação pelo engenheiro ambiental Reginaldo Passos, que coordena os projetos da Comigo na área de desenvolvimento sustentável.

O Grupo Votorantim, representado na premiação pelo gerente Silvio Smolii, venceu na categoria 'Empresarial', com o projeto Legado Verdes do Cerrado. Modelo único no Centro-Oeste, a iniciativa mantém Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável no município de Niquelândia, no Norte do Estado. A área, com 32 mil hectares, é conservada há mais de 40 anos pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), e gerida pela Reservas Votorantim, empresa que administra os ativos ambientais da Votorantim S.A. Além da proteção ambiental, o projeto promove a pesquisa e a geração de emprego e renda na região.

Também foram premiados o artista plástico Siron Franco; o promotor de Justiça Delson Leone Júnior; a secretária de Meio Ambiente de Rio Verde, engenheira agrônoma Marion Kompier; a Associação de Produtores de Água da Bacia dos Ribeirões Marimbondo, Abóbora e Lajes; a Polícia Militar Ambiental; o Corpo de Bombeiros Militar; a Fazenda Maringá; a Fazenda Santa Branca; o município de Cavalcante; o Instituto Onça Pintada; a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); e os servidores da Semad Diva Jorge Duque, Luciano Ferreira Coelho, Álcio Duarte e Joseirton Nogueira Lima.


LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Além da premiação, a abertura da Semana do Meio Ambiente foi marcada por duro discurso do governador Ronaldo Caiado aos servidores da Semad, convocando-os a agilizar a análise dos processos de licenciamento ambiental. O governador disse que o meio ambiente precisa de regras claras, pautadas na transparência e que a procrastinação dá sinais dúbios à sociedade.

Segundo Caiado, o maior inimigo do meio ambiente é a pobreza e que Goiás precisa do comprometimento dos servidores da Semad, sobretudo na resolução de processos que trazem investimentos para o Estado, dando fim à desilusão do empresariado com a concessão de outorgas e licenças, que hoje demoram mais de cinco anos para serem liberadas.

"É fundamental que vocês tenham consciência da responsabilidade que recai sobre cada um. Não quero que ninguém quebre a legislação, mas quero eficiência e resultado. Precisamos de decisões e soluções. É inadmissível recebermos reclamações em todos os municípios sobre processos parados na Secretaria. Precisamos refletir sobre o atual momento do Estado", desabafou. (Fonte: Fieg)


Voltar