Sac Comigo:
0800 642 1500

Notícias

Do Caderninho Para O Celular

Data: 23/07/2019

Pecuarista de Caçu destaca a evolução que tem experimentado após a utilização do aplicativo Superpec - Comigo


O cooperado Rogério Trevisoli e sua esposa, Francismar de Camargo Anchieta Trevisoli, são os proprietários da fazenda Leiteria Paraíso do Rio Verde, no município de Caçu, de 660 hectares, sendo 50 atualmente utilizados para a produção de leite. Com o apoio da filha, Marina Anchieta Trevisoli, que é veterinária, assim como os pais, eles trabalham com um rebanho de 192 animais da raça girolando, das quais 75 estão em lactação produzindo cerca de 1.100 litros por dia. Uma média diária de produção de 14,66 litros por animal.

Para conseguir essa eficiência, Rogério revela que é necessário, além de muita disciplina, o uso de tecnologias e técnicas de manejo, sanidade, genética e bem-estar animal. “Aqui temos 4,74 hectares de pasto irrigado, divididos em 24 piquetes; usamos o bezerreiro; dividimos a ordenha em seis lotes de produção; temos uma maternidade; e duas famílias nos auxiliando no trabalho”, destacou o pecuarista. 

Além de todas as técnicas, Rogério disse que começou a utilizar o aplicatico Superpec, desenvolvido pela COMIGO, através da Esteio Gestão Agropecuária, um braço da empresa DINNI Soluções. O cooperado avaliou que com o Superpec ele consegue organizar o rebanho e a produção, além de avaliar a saúde financeira de sua propriedade. 

“Com o superpec estou saindo das anotações dos animais no tradicional caderninho, em fichas de cada animal, para um aplicativo que funciona em múltiplas plataformas e me possibilita ter acesso a todas essas anotações em tempo real, onde quer que eu esteja. Tenho condições de tomar decisões a qualquer hora. Posso ver a situação global do rebanho, ter acesso a gráficos e avaliar todos os dados de forma mais eficiente. Isso faz muita diferença. Vejo como estão meus custos, passo a enxergar a propriedade com uma visão mais estratégica. Tenho como saber se estou perdendo e entender onde estou com problemas”, destacou Rogério e completou: “Se não tiver como entender ainda tem o técnico da COMIGO para nos apoiar. Aliás, diga-se de passagem, a Cooperativa tem sido um importante apoio para nossa atividade”.


Decisões mais rápidas

Rogério contou que usou a roda da reprodução, sistema desenvolvido pela Embrapa, que permite que o produtor de leite gerencie os animais de recria, indicando se as bezerras e as novilhas estão abaixo ou acima do peso ideal, desde o dia do nascimento até chegar à fase reprodutiva. “Este quadro foi uma evolução. Agora, com o Superpec, demos um salto muito maior. Quando as coisas eram com o caderninho era comum esquecer de anotar alguma coisa. Agora com o celular nas mãos é possível receber e enviar fotos dos animais, por exemplo, e com os dados do aplicativo dá para a gente levantar a ficha do animal e tomar decisões com maior velocidade”, ilustrou ele.

Rogério destacou que uma das coisas no SuperPec que ele mais achou interessante é a parte de gráficos. “São bem elaborados. Através dos gráficos dá para a gente ver o histórico de lactação e comparar, ter referencias, saber como foi seu desempenho antes e entender o que é o dado atual. Para mim o Superpec é um aplicativo bem completo. Veio ao encontro das nossas necessidades. As ferramentas são realmente funcionais e o aplicativo é bem lógico, intuitivo e fácil de utilizar”, explicou.

RELATÓRIOS

O cooperado disse ainda que outro ponto que ele destaca no aplicativo da COMIGO são os relatórios. “Dá para a gente relacionar os dados individuais com o rebanho. Os relatórios são bem interessantes. Com eles eu começo a ter dados do rebanho como um todo”, frisou o produtor.

A possibilidade de lançar os dados diretamente no computador é outro ponto que o pecuarista destaca como fator facilitador no processo de alimentar o aplicativo com dados antigos.  “Inclusive quero parabenizar o suporte da empresa que desenvolveu o aplicativo, eles sempre nos responderam rapidamente e de forma eficiente. Ressalto ainda que o SuperPec foi muito bem dividido em setores. Devido a essa divisão por categorias, fica fácil avaliar onde tem que lançar os dados. Isso faz com que a gente economize muito tempo”, salientou Rogério. 

Caso você, cooperado, tenha interesse em aderir à plataforma Superpec Comigo de gado de leite ou de corte, procure o veterinário da sua loja agropecuária; ele irá lhe orientar como obter acesso a essa ferramenta de gestão do rebanho. (Fonte: Por Samir Machado – COMIGO)


Voltar