Sac Comigo:
0800 642 1500

Notícias

Assistência Que Faz Diferença

Data: 14/05/2019

Nem sempre o segredo para o aumento da produtividade na agricultura ou na pecuária está restrito apenas à implementação de uma novidade tecnológica. Não é raro ver, entre os cooperados da COMIGO, este incremento acontecer a partir das orientações dos técnicos da Cooperativa. 

O cooperado Sebastião Dias da Silva, proprietário da fazenda Serra Quebrada, de 556 hectares, no município de Serranópolis, é um exemplo disso. 

Natural de Mineiros, onde trabalhou por muitos anos como administrador rural, Sebastião passou a trabalhar por conta própria em 2005. “Eu tinha uma área arrendada onde criava alguns animais. Vendi tudo e achei uma propriedade em Serranópolis, onde hoje cuido de um rebanho de cerca de 730 cabeças, sendo 93 da raça girolando para o leite, das quais 33 estão em lactação”, contou.

Sebastião disse que está iniciando agora na atividade do leite. “Começamos no ano passado, com a intenção de ter uma renda mensal, já que o corte não proporciona esse tipo de ganho. Mas eu comecei da maneira errada. Comprei primeiro as vacas para depois pensar na nutrição delas. Desta forma, o lucro foi todo para comprar comida para as vacas e pagar o frete. Só depois percebi que deveria ter pensado primeiro em o que as vacas iriam comer para depois comprar os animais”, frisou.

SUPORTE

Com uma produção atual diária de 480 litros de leite por dia e uma média de 14,5 litros de leite por dia por animal, Sebastião destina 18 hectares de sua área para o leite e cerca de 330 hectares para o corte. “O restante é de uma área degradada.  Assim que eu comecei a tirar leite, o pessoal da COMIGO veio aqui me dar um suporte. Apenas com algumas orientações de manejo eu tive um acréscimo de 30% na minha produção. Agora que comecei a seguir à risca os conselhos da Aline [Machado Rodrigues Marsola - engenheira agrônoma] e do Vinicius [Fernandes Carvalho - médico veterinário] da COMIGO, que me atendem aqui, eu espero ter um incremento de quase 100% na produção este ano e ultrapassar 700 litros. Minha meta é chegar aos 1.500 litros de leite com este mesmo rebanho. A assistência técnica da COMIGO me dá esta segurança de acreditar que vou conseguir atingir este objetivo”, frisou ele.

Com o apoio da equipe técnica da COMIGO, seu Sebastião optou por plantar quatro hectares com capim Zurri, utilizando as Sementes e Fertilizantes COMIGO (supersimples) para fazer silagem para as vacas, que será utilizada no período da seca. O corte do capim foi feito após 78 dias de plantado. “A COMIGO me deu todo o apoio que precisei e a coisa está dando certo. Posso garantir que a assistência técnica da COMIGO foi o diferencial aqui para mim. Vejo também o quanto é importante seguir as orientações. Não adianta inventar. Talvez é bem melhor fazer pouco na propriedade, mas desde que seja bem feito. Uma das coisas que eu gosto na COMIGO é que os técnicos me orientam para que eu possa otimizar o que já existe, segundo o que eu tenho disponível aqui e também sempre no sentido de adquirir somente o que é necessário. Minha parceria com a COMIGO não é só comercial, ela se baseia na confiança. É por isso que compro tudo lá. Para que ficar quebrando cabeça? ”, destacou Sebastião.


Voltar