Sac Comigo:
0800 642 1500

Notícias

Eucalipto Tratado Foi Tema De Dia De Campo

Data: 30/07/2019

A Douraforte, em parceria com a COMIGO, realizou no dia 26 de julho, na fazenda Dourada, em Serranópolis (GO), o Dia de Campo – Tratamento de Madeira em Autoclave. O evento, que contou com a presença de produtores rurais e profissionais do setor produtivo, apresentou as vantagens do uso de madeira tratada (eucalipto), desde a construção civil até a composição de cercas para pasto.

Segundo o engenheiro ambiental, José Roberto Giordano, a utilização de madeira tratada e certificada (origem sustentável) reduz o impacto ambiental e os custos com construção, tanto na cidade quanto no campo. “É válido ressaltar a utilização da espécie certa de eucalipto que deve possuir maior resistência mecânica, sendo tratada através do processo de autoclave”, explica.

Em relação ao tratamento, comenta ele, o eucalipto é submetido a um processo tecnológico que incorpora mecânica e química, produtos químicos como inseticidas e fungicidas, a exemplo do CCA (Arseniato de cobre cromatado). “A madeira é um material orgânico que está sujeita a ataques físicos e biológicos, por isso a necessidade de medidas que prolonguem seu tempo útil”, descreve.

Ao adquirir a madeira tratada, aponta Giordano, além da origem, o produtor rural precisa conhecer qual será a utilização deste material. “A madeira utilizada para a construção de currais, devido à exposição constante à umidade, precisa de um tratamento adicional de CCA, diferente de cercas ou construção de galpões”, exemplifica.

Para o produtor rural e empresário, Guido Savian Júnior, a iniciativa buscou desmitificar as informações sobre o eucalipto, demonstrando as vantagens e amplitude do emprego desta madeira de fonte sustentável. “O dia de campo é uma oportunidade do visitante conhecer in loco o cultivo do eucalipto, assim como seu tratamento”, diz.


Voltar